Programa de Educação Ambiental com visitas guiadas.
Com o objetivo de sensibilizar e envolver escolas e professores na busca de soluções integradas que contribuam para a preservação das águas e para minimizar o descarte de lixo irregular, o Instituto Safeweb com o patrocínio da Braskem, parceria do CEA e executada pela Propósito, criou o Programa de Visitas Guiadas.
Sobre o Programa:
Depois de dois anos sem receber visitas de escolas, devido à pandemia de Covid-19, a Ecobarreira Arroio Dilúvio retoma seu Programa de Educação Ambiental com as Visitas Guiadas.
As Visitas Guiadas são destinadas, exclusivamente, a Escolas Públicas de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio de Porto Alegre e Viamão.
Como funciona a visita?
O Programa conta com um ônibus que busca os alunos e retorna à escola, após a visita, e uma equipe que orienta e supervisiona as atividades.
A primeira parada é uma visita ao Centro de Educação Ambiental, no bairro Bom Jesus (triagem de materiais recicláveis). Lá, os alunos têm a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o que ocorre com os materiais recicláveis, depois que o caminhão da coleta seletiva os recolhe, bem como importância do trabalho das cooperativas no processo de triagem dos resíduos que irão para a reciclagem.
A segunda parada é a visita à Ecobarreira Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, onde conhecem o funcionamento da sua estrutura que retém todo o lixo flutuante descartado incorretamente e impede que chegue ao Guaíba, contribuindo para a melhoria da qualidade das águas e do ecossistema.
Queremos ampliar a Ecobarreira já existente e também expandir essa iniciativa para outros locais, mas não só isso. Na parte educacional do projeto, queremos mostrar para as pessoas que o resíduo descartado de forma irregular não desaparece: ele cai num rio, cai no Arroio Dilúvio, que deságua no Guaíba, que vai para a Lagoa dos Patos e, mais cedo ou mais tarde, vai parar no Oceano Atlântico.”
Luiz Carlos Zancanella Junior
Presidente do Instituto Safeweb
Sobre o Arroio Dilúvio
É o principal riacho do município de Porto Alegre. Ele nasce nos limites das cidades de Viamão e da Capital e percorre uma extensão de aproximadamente 12 quilômetros até escoar suas águas no lago Guaíba.
Desde a sua construção em 2016, a Ecobarreira já evitou que mais de 1000 toneladas de lixo fossem enviadas ao lago, resíduos como pneus, garrafas pets, plásticos diversos, isopores, pedaços de madeira, móveis, roupas e até mesmo capacetes.